BC divulga proposta para permitir saques em lojas por meio do Pix; entenda
10/05/2021 17:08 em Economia

POR O DIA

Publicado 10/05/2021 15:04

Nesta segunda-feira, o Banco Central colocou em consulta pública a proposta de criação de dois novos serviços relacionados ao Pix: o Pix Saque e o Pix Troco. Os dois vão possibilitar que os usuários retirem recursos em espécie nos estabelecimentos parceiros. A diferença entre os dois é que o Pix Saque é uma transação exclusivamente para saque, enquanto o Pix Troco está associado a uma compra ou prestação de serviço.

Na prática, a experiência do usuário é idêntica à de um pagamento via Pix: fará a leitura de um QR Code, autenticará o pagamento e comandará a transferência. A diferença é que, ao invés de receber um produto ou serviço em contrapartida, receberá o correspondente valor em dinheiro em espécie. Todas as pessoas que tiverem conta em uma das instituições participantes do Pix poderão utilizar os serviços.

 

Pela proposta colocada em consulta pública, os usuários terão quatro saques gratuitos por mês, seja utilizando Pix Saque ou Pix Troco. A partir da quinta transação, as instituições financeiras ou de pagamentos detentoras da conta do sacador poderão cobrar uma tarifa pela transação. Os sacadores não poderão ser cobrados diretamente pelos agentes de saque.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!