Segundo o alerta divulgado pelo instituto, os avisos possuem as cores amarela (perigo potencial) e laranja (perigo). São 52 cidades incluídas no alerta amarelo e 23 incluídas no alerta laranja - 11 cidades aparecem nos dois alertas.
Para os municípios listados no alerta amarelo, o Inmet prevê chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Neste cenário, o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos é baixo.
Nas cidades presentes na lista do alerta laranja, há previsão de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Dessa forma, nesses locais existe risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Entre as instruções previstas para os dois alertas, o Inmet recomenda evitar enfrentar o mau tempo, observas alterações nas encostas. Para as cidades em potencial perigo, também há recomendação para evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomadas.
Aos locais em perigo, listados no aviso laranja, há recomendação para desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia se possível. Em caso de inundação, ou similar, proteger pertencentes da água envoltos em sacos plásticos.
Para os dois casos, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (Disque 199) e ao Corpo de Bombeiros (Disque 193).