Pelé no dicionário: outros nomes de pessoas que deram origem a verbetes
Informe
Publicado em 28/04/2023

A definição de "Pelé" — um adjetivo que pode ser masculino ou feminino — é descrita pelo dicionário como "que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos".

Os exemplos dados são: "Ele é o Pelé do basquete, ela é a Pelé do tênis, ela é a Pelé da dramaturgia brasileira, ele é o Pelé da medicina". Os sinônimos do adjetivo, segundo o Michaelis, são "excepcional, incomparável e único".

 

A transformação do apelido do rei do futebol em adjetivo — que já era de uso corrente entre muitas pessoas mesmo antes da oficialização no evento desta semana — é parte de uma campanha promovida pela Fundação Pelé, que contou com apoio de uma emissora de televisão, do Santos Futebol Clube e da editora que edita o dicionário, além de empresas de propaganda e mídia.

Os organizadores da campanha criaram até mesmo um site — pelenodicionario.com.br — para promover a ideia.

Mas Pelé não é o único nome próprio a inspirar um verbete no dicionário. Dicionários no mundo todo estão constantemente sendo atualizados para refletir as evoluções naturais da língua corrente.

Algumas palavras de amplo uso na língua portuguesa hoje também tiveram suas origens em pessoas.

 

Comentários