A 26ª edição do Mossoró Cidade Junina é considerada a maior da história do evento
02/06/2023 16:07 em Informe
A cidade que nasceu como Arraial de Santa Luzia, voltará a ser um grande “arraiá” moderno a céu aberto. A 26ª edição do Mossoró Cidade Junina já é considerada a maior da história do evento, com mais dias de programação e novos espaços espalhados pela cidade, totalizando sete pólos. Os festejos se espalharão entre a Estação das Artes, Cidadela, Igreja São João, Circo do Forró, Poeta Antônio Francisco, Arraiá do Povo, Arena das Quadrilhas, Chuva de Bala, e o Boca da Noite. O forrobodó será aberto neste sábado (03), com o tradicional Pingo da Mei Dia. As fogueiras já estão queimando. 
O Pingo da Mei Dia é considerado o maior bloco junino do Brasil, e Mossoró já adotou sua saída às ruas como a abertura oficial de seu São João. O evento traz artistas locais e nacionais para movimentar seu dia. O cantor Giannini Alencar abrirá as festividades ao meio-dia. Em seguida, no segundo trio, a banda Inala dará sequência à festa. Por volta das 13h, será a vez de João Neto Pegadão na avenida Rio Branco.
 
Às 14h30 virá Raí Saia Rodada, seguido por Caroline Melo e o Forró dos 3 às 16h. Em seguida tem Nilson Viana e Bell Marques, transformando seu axé em forró para fazer todo mundo dançar. Caddu Rodrigues e Dan Ventura vão animar os trios elétricos no Corredor Cultural. A artista mossoroense Renata Falcão também vai agitar o "Pingo", às 20h. O encerramento do primeiro dia/noite de festa ficará por conta do mossoroense André Luvi.
 
Cidadela forrozeira
 
Um dos epicentros do arrasta-pé mossoroense, a Cidadela, estará com um novo conceito em 2023. A cidade cenográfica virá com um desenho mais realista, elementos físicos e toda decoração característica do São João, com direito a bandeirinhas e balões iluminados. Além da ampla praça de alimentação, que neste ano está maior, o espaço vai contar  com quase 60 apresentações musicais durante as festividades do MCJ. 
 
Os shows na Cidadela serão iniciados no dia 7 de junho (quarta-feira), fomentando a apresentação de artistas locais ao evento. Serão 12 noites de festa, com dois palcos integrados ao evento, com apresentações simultâneas. Na estreia, seis artistas locais vão abrir os palcos, a partir das 22h: Netinho Santos e Banda, Allê Almeida e Forró Atração, Maykon Miller. Já no palco 2, os shows ficam por conta de Mozão e Banda, Analu, e Muny Santos. 
 
No fim de semana, a festa vai seguir com muita música regional a partir das 22h. No sábado (10), no palco 1, a animação será garantida pelos artistas Rubens Bruno, Bartozinho Galeno, e o grupo Elas Cantam Brega. No palco 2 terá André da Mata, Samba Mix e Xandão, encerrando o sábado de festa na cidade cenográfica. No domingo terá Lenilton Lima, Henrique Moraes, Marcos Jr. e banda, e Robinzband. 
 
Quadrilhas 
 
As atividades na Arena Deodete Dias, na avenida Rio Branco, vão começar na sexta-feira (2), às 19h, com a tradicional escolha do Rei, Rainha e Dama da Diversidade do “Mossoró Cidade Junina” 2023. O concurso abre a programação do Festival Independente de Quadrilhas Juninas, com a escolha dos reis e rainhas nas categorias adulto, mirim, e infantil, além da escolha da dama da diversidade, para representar o evento. Vão se apresentar no festival grupos de quadrilhas juninas do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco e Alagoas. 
 
A arena será palco de mais de 170 apresentações que vão abrilhantar o período junino, com 80 grupos de quadrilhas juninas em 11 noites de muita festa. Além da valorização da cultura e respeito à tradição, a prefeitura de Mossoró faz um investimento de quase 200 mil reais em premiações e incentivo nesta edição. As apresentações seguirão até o dia 23 de junho, encerrando na noite de São João. 
 
Chuva de Bala
 
O espetáculo musical “Chuva de bala no país de Mossoró” é considerado uma das maiores exibições teatrais a céu aberto do Brasil. Para celebrar seus 21 anos de existência, a peça será apresentada em 2023 com nova configuração na estrutura, novos elementos e efeitos especiais. A ideia é deixá-la ainda mais grandiosa. 
 
Patrimônio cultural dos mossoroenses, o espetáculo resgata a história da resistência à invasão do bando de Lampião a Mossoró, em 13 de junho de 1927. O espetáculo estreia dia 7 de junho, às 21h, no adro da Capela de São Vicente, bairro Centro. As apresentações seguem no mês de junho, com exibições nos dias 8, 9, 10, 11, 13, 15, 16, 17, 18, 22 e 23, continuamente às 21h. 
 
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, afirma que a cidade já está totalmente receptiva à grande quantidade de visitantes esperados do RN e de todo o Brasil. “Nosso comércio está aquecido e nossa rede hoteleira, lotada. A cidade recebe muito com isso, e em troca oferecemos festa e segurança total, integrando forças federais, estaduais e municipais atuando em conjunto para todos”, diz. 
 
Allyson ressalta a qualidade da programação do MCJ 2023, destacando uma das novidades do ano, o polo Poeta Antônio Francisco, no Memorial da Resistência. Será um evento à parte, com festival de teatro de bonecos, sanfoneiros e trio pé de serra, presença de repentistas, personalidades da terra, além de convidados especiais, como os shows de humor de Zé Lezin e Mução. Esse polo irá de 7 a 23 de junho. 
 
Tribuna lança websérie “Na Trilha do Forró”
 
Quando as fogueiras juninas começam a acender em território potiguar, a websérie “Na Trilha do Forró” entre em cena para registrar tudo. A edição de 2023 irá ao ar na próxima semana, cobrindo os primeiros dias do Mossoró Cidade Junina. O programa on-line da TRIBUNA DO NORTE será comandado este ano pela apresentadora Jucharla Gigliola, influencer e jornalista que promete pôr ainda mais lenha no arrasta-pé com muio humor e improviso.


 

COMENTÁRIOS