“Caminho é a punição severa”, afirma promotor após atos de violência no Frasqueirão
13/07/2023 11:54 em Esporte

MPRN e Segurança Pública buscam responsabilização para atos de vandalismo após partida do ABC em Natal

 

De Agora RN

 

Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) pretende solicitar a suspensão da torcida organizada Garra Alvinegra no Estádio do ABC por 10 jogos, como medida punitiva pelos recentes atos de violência ocorridos. O Promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho Costa afirmou que a ação será embasada no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) já estabelecido com as organizadas e a Polícia Militar. Essa proposta surge em resposta aos ataques registrados durante a partida entre ABC e Criciúma, ocorrida no último sábado, dia 8, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

De acordo com Marinho, o Ministério Público está em sintonia com a Federação de Futebol do RN para apresentar medidas punitivas ainda nesta semana. “Temos a possibilidade de aplicar essa medida educativa e restritiva à torcida, de forma que, durante 10 jogos, eles [organizada] não possam mais ingressar no estádio com seus adereços, camisas e bandeiras”, afirmou o promotor à rádio 94 FM.

Segundo o promotor, já existem restrições no âmbito esportivo, porém a sociedade espera por punições no âmbito criminal. Ele lamentou o ocorrido e afirmou que atos como os ocorridos no sábado não podem mais se repetir. “Quero expressar profundo lamento pelo ocorrido e afirmar que todos os criminosos infiltrados nas torcidas ultrapassaram todos os limites da razoabilidade.”

Ainda durante a entrevista, Marinho reforçou o compromisso de responsabilizar os atos de violência. “Não sou inimigo das torcidas, mas não posso permitir que esses atos continuem acontecendo sem qualquer tipo de punição. A sociedade não aceita isso. Vamos identificar parte dos responsáveis para puni-los, conforme determina o Código Penal e o Instituto do Torcedor”, disse.

Investigação do caso. Uma das medidas propostas pelo MPRN foi solicitar à Delegacia-Geral de Polícia Civil a designação de um delegado para investigar a ocorrência, pelo menos, dos crimes de tentativa de homicídio, associação criminosa, dano ao patrimônio privado, ameaça e tumulto em arena esportiva.

A ação ganhou repercussão após a derrota do ABC para o Criciúma no último sábado, 8, quando torcedores pularam o muro das dependências do complexo Vicente Farache e vandalizaram os carros dos jogadores. Segundo relatos dos atletas, durante o ataque, crianças estiveram prestes a ser atingidas por pedras arremessadas.

O meia do ABC, Thonny Anderson, foi um dos atletas que teve o veículo atingido por pedras no ato que tornou-se alvo de investigação. Ele compartilhou o relato nas redes sociais: “Arremessaram uma pedra a 5 metros do meu filho de apenas 2 anos de idade. Se essa pedra tivesse acertado sua cabeça, provavelmente eu nunca mais ouviria sua voz me chamando de papai. Graças a Deus, ninguém foi atingido”, lamentou o jogador.

Nota de repúdio

ABC Futebol Clube publicou uma nota de repúdio, após os atos de violência que ocorreram depois da partida contra o Criciúma/SC, no Estádio Frasqueirão. O placar final foi de 1 X 0 para a equipe visitante. O clube afirmou que irá tomar as medidas necessárias e acionar os órgãos de segurança para combater atos criminosos contra a instituição e seus colaboradores.

Leia a nota na íntegra:

“O ABC Futebol Clube vem aqui repudiar qualquer ato de violência, como ocorreu neste sábado 8, após a partida contra o Criciúma/SC. Prestamos total solidariedade aos nossos atletas, seus familiares, parentes e amigos, que foram surpreendidos por tal ato de vandalismo.

Respeitamos qualquer atitude de protesto, entendemos o momento difícil, mas não será assim que iremos sair da situação delicada que nos encontramos. Ainda temos 22 jogos pela frente e vamos até o fim para sair dessa condição desconfortável.

Não vai faltar empenho e luta!

O ABC vai tomar as medidas necessárias e acionar os órgãos de segurança para combater atos criminosos contra a instituição e seus colaboradores, em respeito ao elenco que tem tentado se recuperar.

A hora é união, não de violência, que não ajuda em nada, só atrapalha.

Pedimos apoio aos torcedores do ABC para não deixarem acabar com a paz de um grupo que tem trabalhado incessantemente para reverter a situação.

Perdemos o jogo, dominamos toda a partida, mas não iremos perder a guerra e nem admitir ou aceitar que criminosos comprometam a retomada das vitórias que tanto precisamos. Esses vândalos precisam ser BANIDOS do futebol.”

– ABC Futebol Clube

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!