RN concentra 12,6 mil das vagas oferecidas pelo Sisu em 2024
11/01/2024 09:42 em Educação

Por Agora RN

 

Em 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) iniciará as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que, em 2024, passa a ter apenas uma edição anual. A seleção ofertará 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior. A maioria delas, 118.985, ou seja, 45%, está concentrada em universidades públicas do Nordeste.

O Rio Grande do Norte terá 12.677 vagas, o equivalente a 4,8% do total nacional. Os números, no entanto, são preliminares e podem se alterar até o início das inscrições. Conforme o cronograma do MEC, os interessados nas vagas devem se inscrever entre os dias 22 e 25 deste mês, no portal único de acesso ao ensino superior.

Para participar do processo seletivo do Sisu, é preciso que o candidato tenha participado da edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não tenha zerado a prova de redação e não tenha participado do certame na condição de treineiro, ou seja, que não concluiu ainda o ensino médio.

Os resultados do Enem 2023 serão divulgados na próxima terça-feira 16, na Página do Participante. As notas daqueles que realizaram as provas em busca de autoavaliação, conhecidos como treineiros, serão divulgadas em março, a contar da divulgação dos resultados, como especifica o edital. O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, para mais de 3,9 milhões de pessoas.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!