Guedes diz que plano para Previdência economiza R$ 1 trilhão em até 15 anos
06/02/2019 11:31 em Informe
 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira, 5, que o presidente Jair Bolsonaro fará um “cálculo político” para decidir o que fica na proposta de reforma da Previdência. Embora a equipe econômica defenda uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres ao fim da transição, como antecipou o Broadcast, Guedes reconheceu que Bolsonaro prefere que haja uma diferença entre homens e mulheres nesse ponto.

Por outro lado, ele indicou que a proposta será dura o suficiente para “resolver o problema”. “O importante é ter potência fiscal para resolver o problema”, disse Guedes. Segundo ele, o objetivo é garantir uma economia de ao menos R$ 1 trilhão – mas citou duas simulações, de que essa economia seja obtida em 10 anos ou 15 anos.

O ministro disse que há “duas ou três” versões alternativas da proposta. Na segunda-feira, com exclusividade, o Broadcast divulgou o teor da proposta que foi fechada pela equipe de Guedes. O teor do documento foi confirmado à reportagem por três fontes que participam da negociação da proposta que endurecerá as regras para se aposentar no Brasil. Duas delas, da equipe econômica, ressaltaram que a palavra final será do presidente Bolsonaro.

Guedes destacou que o próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defende idade mínima igual para homens e mulheres, pois elas têm expectativa de vida maior que a dos homens. “Foi falado homens e mulheres com 65 anos. (…) Só que a posição do presidente Bolsonaro foi sempre que não, que as mulheres deviam ficar com uma idade menor. Foi o que (vice-presidente Hamilton) Mourão falou hoje, palavra final é do presidente. Vamos ser bem mais precisos brevemente”, afirmou.

 

Fonte: Agora RN 

COMENTÁRIOS