O calendário oficial do Rio Grande do Norte passa a contar agora com o “Dia da Paz e Gentileza nas Escolas”, após aprovação esta semana de projeto na Assembleia Legislativa do Estado. A matéria é de autoria do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), fruto de campanha educativa lançada no mês de junho pelo Legislativo sobre a violência nas escolas.
“Este projeto espera responder ao ódio com paz e gentileza, para incentivar ações que busquem a paz social e a preservação da vida. Que em 20 de abril comemoremos a vida”, justifica o parlamentar, citando a data escolhida para marcar a iniciativa.
Segundo o projeto, o “Dia da Paz e Gentileza nas Escolas” tem como objetivos desenvolver ações e campanhas educativas, de conscientização e valorização da vida, dirigidas às crianças, aos adolescentes e à comunidade envolvida; e implantar, especialmente neste dia, ações voltadas à promoção da harmonia e da paz entre a comunidade escolar.
A escolha pelo 20 abril justifica-se em razão do atentado ocorrido nesta data, no ano de 1999, na cidade de Littleton (EUA), quando dois estudantes invadiram a “Columbine High Scholl” e promoveram aquele que foi um dos primeiros massacres em escolas, vitimando 15 estudantes.
De lá para cá, diversos outros casos foram registrados ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Mais recentemente o País sofreu com o ataque a uma creche em Blumenau, Santa Catarina, causando a morte de 4 crianças. Uma semana antes, um aluno havia atacado colegas e assassinado uma professora na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo.
O que até então parecia uma realidade distante, passou a preocupar a população potiguar e chamar a atenção do Poder Público, quando no dia 11 de abril deste ano o colégio PH3, em Parnamirim, registrou ameaças à escola nos banheiros da instituição. Em Currais Novos, um adolescente foi apreendido acusado de planejar ataques a escolas do RN juntamente a outro adolescente do estado do Goiás. Multiplicaram-se nas redes sociais informações sobre um suposto ataque orquestrado nas escolas e creches em diversas cidades do Brasil, previstos para o dia 20 de abril em alusão ao massacre escolar de Columbine.
“O que um dia foi uma realidade afastada para o nosso Estado, até então pacífico nesse sentido, passou a nos apresentar uma ameaça cada vez mais forte, especialmente em virtude da vitalização de conteúdos de ódio disseminados na internet no sentido de incentivar ataques às escolas. Este projeto, portanto, tem por objetivo responder ao ódio com paz e gentileza, para exatamente no dia 20 de abril incentivar ações que busquem a paz social e a preservação da vida”, observa Ezequiel Ferreira.
Campanha educativa
Atenta aos temas e demandas em pauta na sociedade, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte lançou em junho deste ano, diante das ameaças de ataques a escolas no RN, campanha educativa para combater a violência nas unidades de ensino, enfatizando a importância da participação e acompanhamento dos pais e responsáveis na rotina dos filhos, alertando que os cuidados devem ser permanentes não só fora, como também dentro de casa.